Incêndio atinge Usina de Belo Monte

Incêndio agora a noite na Usina de Belo Monte de acordo com a Norte Energia para não houve vítimas

Um incêndio de pequenas proporções foi registrado agora a noite dentro da área da usina de Belo Monte, localizada no município de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará. Segundo informações do corpo de bombeiros o fogo começou na área do almoxarifado.

Nas imagens do vídeo abaixo é possível ver uma enorme coluna de fumaça escura que tomou conta do local e assustou funcionários da usina. O governo do estado do Pará disse que a brigada de incêndio foi acionada para controlar o incêndico, tendo em vista que mesmo sendo chamados, o corpo de bombeiros mais próximo do local, fica distante 50 quilômetros.

A construtora Norte Energia ainda informou que por precaução, todos os trabalhadores foram tirados do local do incêndio e que não houve vítimas apenas danos materiais nas instalações da construção da usina.

Vejam o vídeo gravado por trabalhadores na obra:

A Usina de Belo Monte

Belo Monte está sendo construída na bacia do Rio Xingu, fica próximo ao município de Altamira Sudoeste do Pará e tem uma potência que de 11233 megawatts. Ela opera com apenas uma turbina desde o ano de 2017. Possui, por enquanto um reservatório para produzir cerca de 4500 mega megawtts por ano o que representa 10% do consumo nacional.

O Lago da Usina terá uma área de 516 quilômetros quadrados e seu custo está estimado em R$26 bilhões de reais. O leilão para construção e operação da Usina foi realizado em 2010 e quem venceu foi a Norte Energia em um regime de consórcio. Na época o consórcio deu um lance de R$77 por megawatts produzido. O contrato de concessão foi assinado em 26 de agosto de 2010 e as obras começaram a partir de fevereiro de 2011.

Oposição para construção

Desde o início, Belo Monte encontrou diversos posicionamentos contrários a sua construção. Ambientalistas do Brasil e até internacionais, além de algumas comunidades indígenas e de setores da Igreja Católica denunciaram o descaso que foi realizado no local. Isso levou a reduções no projeto original que continha barragens Rio Xingu acima. Com isso, uma área indígena seria alagada.

Apesar disso, a construção seguiu, mesmo em ritmo lento e em novembro de 2017 a usina já estava com mais de 96% das obras concluídas e 12 de suas turbinas produzindo em operação comercial. A previsão para entrega da usina de Belo Monte é para esse ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *