Profissionais de saúde recebem capacitação sobre Zika Vírus

Profissionais da rede municipal de Saúde de Una participaram na última terça-feira (20) de uma oficina de capacitação do Zika Vírus (ZKV) sobre práticas de prevenção e cuidados com os pacientes portadores de Microcefalia.

Participaram da capacitação a Secretária da Saúde, Gleiciane Birschner, funcionários da Apae , Programa Primeira Infância, Creche, Cras, Creas, Agentes de Endemias, Vigilância em Saúde, Regulação, Hospital Municipal, Conselho Municipal, Nasf, Melhor em Casa e das unidades de saúde do distrito de Colônia, Bairro Novo, Sucupira e Marcel Ganem.

Zika Vírus já é considerado uma ameaça à saúde mundial. O ZKV é um vírus transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti (mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya) e o Aedes albopictus.

Uma gestante pode transmitir o ZKV para o feto durante a gravidez e essa forma de transmissão está relacionada a ocorrência de microcefalia e outros defeitos cerebrais graves do feto, além disso, alterações articulares, oculares e outras malformações. O ZKV também pode ser transmitido através de relação sexual.

Facebook Comments
Por favor, siga e compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial