Prefeitura de Una inicia triagem para mutirão de cirurgia de catarata

Trezentas e sessenta pessoas serão examinadas na triagem para o mutirão de cirurgia de catarata que iniciou nesta segunda-feira (5) e segue até a próxima quarta-feira (7) em Una. Uma equipe do Day Horc – Hospital de Olhos de Itabuna está realizando os exames no Centro de Saúde, na Avenida Getúlio Vargas. Os pacientes que precisarem de intervenção cirúrgica serão submetidos ao procedimento já a partir da próxima semana, nos dias 9, 14 e 16 de novembro, em Itabuna.  O mutirão é realizado pela Prefeitura de Una, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Governo do Estado e o Day Horc – Hospital de Olhos.

“A maior causa de cegueira no mundo atualmente é a catarata. Mas é uma cegueira reversível. Então é muito importante que essas pessoas sejam submetidas ao procedimento com cirurgiões competentes e equipamentos modernos para que possam resgatar a visão e consequentemente a qualidade de vida no aspecto visual e de independência, já que os pacientes muitas vezes ficam impossibilitados de sair ou deixam de realizar tarefas sociais ou profissionais”, destacou o oftalmologista da Day Horc Leandro Lopes, coordenador da equipe que está realizando o mutirão.

O mutirão de cirurgias eletivas de catarata é sempre aguardado com expectativa por quem precisa do serviço. “Nesse mutirão priorizamos os pacientes acima de 55 anos. Muitas pessoas ainda não têm informações sobre a doença, por isso orientamos a pessoa que estiver com dificuldade de enxergar ou tem algum parente nessa situação que procure a unidade de saúde mais próxima. A nossa rede pública de saúde está capacitada para atender, diagnosticar e encaminhar para cirurgia, independente do mutirão”, reforçou Gleiciane Birschner, secretária municipal da Saúde.

A catarata ocular é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaco. Ela pode causar perda parcial ou total da visão (cegueira), além de deixar a visão turva ou embaçada, diminuir a visão noturna e causar fotofobia (hipersensibilidade à luz). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% de todos os casos de cegueira no mundo.

 

Cliquem aqui para ver nossa página no facebook e para ver mais fotos.

Facebook Comments
Por favor, siga e compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial