Água potável chega a quatro mil moradores de Novo Horizonte

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\nA\n ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), do município de \nNovo Horizonte, na Chapada Diamantina, garante o acesso a água de \nqualidade para 4.262 moradores. A obra que beneficia a sede e os \nlocalidades de Poço Redondo e Colodino, na zona rural, foi entregue na \nmanhã festa sexta-feira (4) pelo governador Rui Costa, que estava \nacompanhado do secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio\n Peixoto. Foram investidos R$ 3,75 milhões com recursos estaduais como \nparte do programa Água para Todos.

Para as milhares de famílias,\n o abastecimento regular põe fim à dependência da água captada em poços \nou comercializada por meio de caminhões pipa. “O investimento em \nabastecimento é nossa prioridade e é com muito orgulho que venho \ninaugurar este sistema, já trabalhando para ampliar a distribuição para \noutras comunidades”, disse Rui.

A comerciante Edneuza Pereira, 31\n anos, é uma das pessoas que está tendo mais saúde e qualidade de vida \ndesde que a água tratada começou a cair na torneira. “Antes, a água era \nsalobra. Eu mesma sentia coceira quando tomava banho, porque a água não \nera tratada, e agora a gente usa para fazer comida, para lavar a louça. \nAté para lavar o cabelo agora a água está bem melhor”, contou animada.

Executada\n pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), \nórgão da secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), a \nrede de distribuição chega às 1.250 novas ligações domiciliares por meio\n de 21 quilômetros de extensão. A água vem da captação de poços \ntubulares perfurados e o sistema conta ainda com adutora de 5,3 \nquilômetros e reservatório de 150 metros cúbicos.

Só em 2015, 240\n mil baianos passaram a contar com água potável na torneira, graças a \ninvestimentos de R$ 89 milhões em 28 municípios baianos.

Comunidade escolar

Durante\n visita ao Colégio Estadual Castro Alves, Rui Costa avaliou melhorias na\n estrutura da unidade, que precisa de reparos em instalações e \ninfiltrações. O governador também se reuniu com alunos, professores e \ngestores escolares. O aluno do 1º ano do ensino médio, Ítalo Paiva, 14 \nanos, sabe que precisa fazer a parte dele para melhorar a qualidade do \nensino. “Não depende só dos governantes melhorar a escola. Depende de \ntodos nós”.

\n

\n

\n

\n

\n

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *