Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio de Una responde críticas

Críticas sem embasamento técnico referente as podas das árvores

Amigos e amigas do Blog Atitude em Una todos nós vimos em alguns blogs da nossa cidade a “revolta” contra as podas das pequenas árvores situadas na Avenida ACM, na Travessa da Getúlio Vargas e até na Avenida Brasil em Colônia. O Secretário da pasta, Thomaz Yuji Ozawa, Engenheiro Agrônomo, formado na Universidade Federal de Viçosa, junto com a Técnica Agrícola  a Engenheira Agrônoma da secretaria Sara Freire, formada na Universidade Estadual de Santa Cruz, procuraram o Blog Atitude em Una  para responder os questionamentos e críticas. Sara também disse ao Blog que é a poda da maneira correta desse tipo de planta que conduz no processo de crescimento de sua raiz, ou seja a raiz cresce na proporção da copa. Veremos abaixo:
Em resposta a nota editada pelos blogs Una na Mídia, GCM Pereira e Colônia na Mídia,oSecretário de Agricultura Thomaz Yuji Ozawa informa que a poda das árvores que vem sido realizadas, são de caráter de limpeza e formação, pois as mesmas já estavam comprometendo o trânsito das ruas e avenidas. E as mesmas estavam servindo, também, como esconderijo para passarem drogas, além de atrapalhar a iluminação pública entre outros.
A poda desa espécie o Ficus benjamina, da maneira que vem sendo feita não comprometem a vida das mesmas, pois essa espécie tem alta capacidade de rebrotação, resultando na forma de uma nova copa que possa ser conduzida de melhor maneira, a proporcionar um bem estar a população.
Ressaltamos, ainda, que dentro em breve, no mais tardar de 60 dias, todas as árvores estarão trazendo exuberância as nossas ruas.
Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio – Thomas Yuji Ozawa – Secretário

 

COMENTÁRIOS BLOG ATITUDE EM UNA
Pois bem, nosso blog já noticiou algumas vezes sobre os desmandos e desmatamentos que aconteceram em nossa cidade na administração passada. E fomos criticados por não publicarmos o que os meus companheiros blogueiros postaram. Pois bem, gostaríamos de dizer que nosso editor e produtor Di Rusciolelli, até sem conhecimento, deduzia que esse tipo de poda, apesar de ser feio, não iria fazer mal algum as plantas. Conforme já disse, estávamos lá no dia 28 de Agosto de 2011 cobrindo o momento em que o último “Pé de Jambo” da Avenida David Fuchs veio a cair, cortados de maneira inescrupulosa  as escondidas e com laudos técnicos fajutos para dizer que os mesmos estavam doentes e já condenados a morte. Fomos, na época o ÚNICO blog da cidade que deu repercussão ao assunto. Ainda fomos tachados de chatos, de atrasados, mas foi um fato que realmente marcou a cidade. E ali sim as árvores foram MORTAS, e pior com o consentimento das secretarias envolvidas. E pessoas dando risada no momento em que as árvores caiam. Até parece que no tempo de Dejair, todos tinham receio, para não falar nada. Hoje, em um governo novo, com alguns problemas é fato, mas com o intuito de fazer algo novo todos criticam com um simples cair de folha, ou no caso poda de árvore.

 

Para ilustrar ainda mais o perigo da plantação dessa especie, o Blog Atitude em Una foi há alguns lugares onde seu plantio sem controle, causou e causa danos diversos a rua:

 

Vejam:

 

 

 

 

 

 

 

 

Outros exemplos de árvores plantadas há tempos, que vem deteriorando nossas calçadas a tempo, são as da Praça da Prefeitura.  Não são da mesma espécie. E muito menos estamos defendendo a derrubada das mesmas, e nem a prefeitura está cogitando isso. Vejam:

 

\n

\n

\n

\n

 

 

 

\n

\n

\n

\n

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *