Chuvas fortes em Una: RISCO DE TRANSTORNOS PARA A POPULAÇÃO

\n
\n

\nUna, 10 de Novembro de 2011

\n

\n

\n

\nTexto enviado pelo amigo: Gustavo Bressan

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\nPara\nSecretaria de Obras e Desenvolvimento Social de Una

\n

\nSrs.\nVadeciBirshner, Tiago Birshner

\n

\nc/c\nCâmara de Vereadores

\n

\nSr.\nNewton Nogueira

\n

\nChuvas fortes em Una: RISCO DE\nTRANSTORNOS PARA A POPULAÇÃO

\n

\n

\n

\nA Associação Beneficente de Colônia, por meio de seu\nPresidente Gustavo Bressan, informa ao Poder Público Municipal e às autoridades\nmunicipaissobre os riscos das chuvas em nossa região. O Instituto de Pesquisas\nEspaciais, do Ministério de Ciência e Tecnologia, em seu Aviso Meteorológico\npara a Região Nordeste, informa que no período de 8 a 12 de novembro, no\nlitoral sudeste da BA esperam-se muitas nuvens e chuva com poucas aberturas de\nsol. Temperatura mínima: 15°C no sul da BA.

\n

\n

\n

\n

\n

\nRessalta-se\nque esta época do ano é conhecida como estação chuvosa e a chuva é provocada\nprincipalmente pelo forte aquecimento diurno e o elevado teor de umidade do ar.\nO horário preferencial de ocorrência da chuva intensa abrange o período\ncompreendido entre a tarde e a madrugada do dia seguinte. Sendo assim, a\nintensidade e localização da chuva serão previstas apenas com algumas horas de\nantecedência e com a utilização de radares meteorológicos.

\n

\n
\nEm Una, a cidade e Distritos, principalmente Colônia e Viola Brasil, em estado\nde alerta desde a última chuva, com diversas áreas de risco, encontram-se em\nsituação de permanente atenção, de forma evitar que maiores danos venham\nocorrer, afetando os cidadãos, em suas moradias e em sua integridade física.A\nchuva forte que caiu em Una no final de outubro, já é histórica. Caiu quase 2\ndias ininterruptos, a estação automática do Instituto Nacional de\nMeteorologiaregistrou 395 mm no mês, o que corresponde a 258% da média de\noutubro, sendo que apenas nas últimas 24 horas choveu mais de 140 mm, cerca de\n92% da média (Postado por: Grupo de operaçõesTags: NordesteRecordes)

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\nSem planejamento\npara o desenvolvimento urbano em Una, diversas áreas de risco nos bairros\nMarcel Ganen, Sucupira e Bairro Novo principalmente, estão vulneráveis às\nintempéries do tempo. Barrancos, lixo nas encostas e nos mananciais de água,\nbueiros entupidos, ocupação nas Áreas de Preservação Permanente-APP, casas com\npouca ou nenhuma estrutura física, além da própria ocupação desordenada, são os\nprincipais motivos dos transtornos sofridos pela população unense.

\n

\n
\nAs secretarias de obras e\nação social de Una, apoiados pela Câmara de Vereadores e sociedade organizada,\nalém dos conselhos municipais,podem e devem iniciar ações preventivas de\ncontrole da integridade física e sanitária dos cidadãos na sede e distritos\nrurais, com estudos e ações preventivas, como por exemplo: cadastramento das\náreas de risco, informativos, e até remoção de famílias que se encontrem nessas\náreas; além do monitoramento constante. Cabe ressaltar que a Associação\nBeneficente de Colônia está disposta a apoiar qualquer ação pública que venha\nem defesa da sociedade.

\n

\n

\n

\n

\n

\nAtenciosamente,

\n

\nGustavo Bressan

\n

\nPresidente da ABC

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\n

\nCOMENTÁRIOS DE DI RUSCIOLELLI

\n

\n

\n

\nÉ pessoal, tomara que as previsões estejam erraads, mas pelas chuvas dos últimos dias, e pela que nesse exato momento, meu receio é que elas sejam corretas mesmo. Se preparem por que vem mais.

\n

\n

\n

\nVeja abaixo:

\n

\n

\n

\n

\n

\n

Previsão para os próximos dias no Nordeste

\n

\n

\n

\n

\n

\nREGIÃO NORDESTE

\n
\n

\n

\n10/11/2011: Entre o leste da PB e o norte do MA:\npredomínio de sol. Nas demais áreas da região: nublado com pancadas de chuva.\nTemperaturas estáveis. Temperatura máxima: 36C no norte do PI. Temperatura\nmínima: 17C no sul da BA.
\n
\n11/11/2011: No sul da BA: sol e poucas nuvens. Entre\no leste de PE e o leste da BA: nublado com pancadas de chuva. Entre o norte da\nPB e o norte do CE: sol e variação de nuvens. Entre o leste do CE e o nordeste\ndo MA: possibilidade de pancadas de chuva. No oeste da BA, sudoeste do PI e\ndemais áreas do MA: nublado com pancadas de chuva. Nas demais áreas da região:\nnublado com possibilidade de chuva. Temperaturas estáveis.

\n

\n

\n

\n

\n

\nHá nós unenses só nos resta esperar que cenas como essas (clique aqui ou aqui para ver as fotos) não se repitam novamente.

\n

\n

\n

\n

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *