1º Maio: Bahia comemora aumento de emprego

Retirado do Site Teia de Notícias

Neste 1º de Maio, os baianos podem comemorar que em 2010 foram registrados no estado aumento do número de postos de trabalho e  o percentual de reajuste dos salários acima da inflação. Porém, muitos desafios ainda devem ser vencidos pelos trabalhadores na Bahia. Os baixos salários e a falta de qualificação foram alguns deles, apontados em matéria do jornal A Tarde, publicada neste domingo, Dia Internacional do Trabalho.

Em 2010, a Bahia bateu recorde na geração de empregos desde 1996. Foram 91.402 novos postos de trabalho com carteira assinada. Quanto aos salários,  92,7% dos 41 acordos ou convenções coletivas realizadas com as principais categorias profissionais dos setores da indústria, comércio e serviços na Bahia conseguiram repor a inflação medida pelo INPC-IBGE – Índice Nacional de Preços ao Consumidor, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

“O aumento do poder de compra dos trabalhadores beneficia a economia. Por isso, o cenário continua positivo para 2011, não há motivo para retrocesso”, avalia a supervisora técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos  (Dieese) na Bahia, Ana Georgina Dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *