UNA: SINDICATO SINFESPU REALIZA PALESTRA SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

O SINFESPU-Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Una, realizou na manhã desta quinta-feira (27), no plenário da Câmara de vereadores, uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama aderindo à campanha do “Outubro Rosa”. A médica ginecologista Drª Joanira Leite Alves explicou a importância do autoexame e da mamografia.

Dra. Joanira falou acerca da faixa etária para se iniciar a mamografia, que é aconselhável após os 40 anos, e do autoexame em qualquer idade. “Em 70% dos casos a mulher chega ao consultório após perceber algum nódulo ou alteração em suas mamas”, afirmou.

A ginecologista enfatizou também sobre a importância das mulheres irem com mais frequência ao ginecologista para realizarem os exames preventivos, além da importância da indicação da mamografia, que é solicitado pelo médico. É importante também, porque, caso o médico detecte alguma alteração na mama da paciente, ele indicará um mastologista. A médica informou também que, a cada 100 mulheres com câncer de mama, há um caso de homem com tumor na mama. “É raro o câncer de mama no homem, mas ele existe”, disse.

Servidoras do município, estudantes do Colégio Cmafa e do Menandro Minahim, além da comunidade presentes na palestra, fizeram várias perguntas para tirarem as suas dúvidas acerca do câncer de mama, onde a médica respondeu e explicou sobre outros tipos de câncer que atingem as mulheres, e se colocou à disposição para mais orientações. Ao final da palestra foi oferecido um coffee break aos presentes.

O presidente do Sinfespu Jorge Pereira “Kita” agradeceu a presença de todos e enfatizou sobre a importância das mulheres se cuidarem e procurarem o médico com mais frequência. “Decidimos aderir ao Outubro Rosa, fazer essa palestra como forma de alertar e prevenir não só as servidoras, mas, também a população em geral, porque acreditamos que a prevenção ainda é a melhor solução para qualquer tipo de doença, e pretendemos no próximo mês realizar uma palestra sobre o Câncer de Próstata, aderindo ao Novembro Azul”, finalizou

Fotos: Sinfespu


Comentários fechados.