UNA: Secretaria de Assistência Social entrega cartões de passe livre a pessoas com deficiência

“O Passe Livre Intermunicipal já é realidade em Una”, foi o que disse o prefeito Tiago de Dejair em evento de entrega de cartões ontem (14) na secretaria de assistência social.

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Por Di Rusciolelli

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A Prefeitura de Una, através da secretaria assistência social, entregou os primeiros cartões do passe livre intermunicipal. O evento aconteceu na sede da secretaria e contou com a presença do prefeito Tiago e do secretário da pasta, Rodrigo Caliman. Em uma cerimônia rápida, a equipe da secretaria que realiza a intermediação, cadastro e solicitação dos benefícios entregaram os primeiros cartões do passe livre na cidade.

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De acordo com o secretário municipal de assistência social, Rodrigo, a entrega dos cartões é uma ação que “sustenta o direito fundamental e irrestrito de ir e vir de cada pessoa com deficiência. Aqui estamos tentando fazer o máximo possível para diminuir os abismos sociais, que infelizmente, ainda existem em nossa cidade. Com a ação de hoje, iremos garantir que essas pessoas com deficiência possam ter mais ainda seus direitos assegurados. Além disso, cada vez mais os unenses, através de nossas ações terão acesso a esse benefício e diversos outros“, afirmou o secretário ao site Atitude em Una.

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Na primeira entrega de cartões do passe livre intermunicipal o prefeito Tiago fez questão de comparecer e falar da importância e satisfação que ele tem em participar de momentos como esse, “é muita alegria para mim, como gestor tentar sempre e conseguir facilitar a vida do nosso povo. No atual momento em que vivemos em nosso país, poder ver nossos profissionais aqui da secretaria sempre tão empenhados em fazer o melhor para cada pessoa que procura essa secretaria, é ter a certeza que Una rema contra a maré do atraso e da crise de valores que nosso país vive. Hoje, então, inserindo essas pessoas com deficiência no meio social e fazer  com que seus direitos sejam garantidos por lei, é motivo para comemorar“, afirmou o prefeito.

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Vale lembrar que o Passe Livre Intermunicipal é um programa do governo do estado da Bahia, que é mantido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). O programa já tem 5 anos e ao todo, em todo estado, mais de 27 mil pessoas já foram beneficiadas. A prefeitura trabalha como parceria e intermediadora do programa na cidade. Para um deficiente ou o responsável legal adquirirem o cartão, ela deve ir procurar o CRAS de segunda a sexta, das 8hs até às 12hs e levar os seguintes documentos:

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  • Cópia do RG;
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  • Cópia do CPF;
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  • Foto 3×4;
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  • Comprovante de Residência;
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  • Cópia do cartão do benefício/BPC;
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  • Relatório Médico, exames, laudos que comprovem a deficiência;
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  • Cópia do RG do acompanhante do deficiente:
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  • Cópia do RG ou Certidão de nascimento dos membros que compõem o grupo familiar;
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 Quem tem direito ao Passe Livre Intermunicpal

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Tem direito ao benefício às pessoas portadoras de deficiência e com renda de até um salário mínimo. Com o passe livre, o beneficiário terá direito a viajar de ônibus por todo o estado da Bahia com direito também a um acompanhante sem pagar absolutamente nada.  A gratuidade se estende aos acompanhantes das pessoas com deficiência, desde que a necessidade de acompanhamento seja atestada por laudo emitido, preferencialmente, por médico do Sistema Único de Saúde (SUS).


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