Una: Prefeitura adere ao “Julho Amarelo” e irá realizar testes gratuitos de hepatite

O mês de julho é o mês de combate às hepatites virais. Pensando nisso a Prefeitura de Una, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu à campanha “Julho Amarelo”, que marca o mês de luta contra as doenças.

Hepatite é termo que significa inflamação do fígado. A hepatite pode acometer pessoas de ambos os sexos e de todas as idades e etnias. Existem várias causas para inflamação do fígado, o que significa dizer que existem vários tipos de hepatite.

Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças tornarem-se crônicas e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

Pensando na importância da prevenção dessa doença, a prefeitura irá realizar testes para detecção dessas doenças. Os exames poderão ser realizados, gratuitamente, nas unidades de saúde e no Hospital Municipal Frei Silvério.

Dia Mundial

O Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais é comemorado em 28 de julho. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que existam 400 milhões de pessoas infectadas pelos vírus B e C em todo o planeta. O número é dez vezes maior que o de indivíduos contaminados pelo HIV.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, milhões de brasileiros são portadores do vírus B e C sem ter conhecimento. Além do risco da doença evoluir e causar danos irreversíveis ao fígado, como cirrose e câncer, os infectados também podem transmitir a enfermidade para outras pessoas.


Comentários fechados.