UNA: Formação de colmeia de abelhas-europa assustam moradores

Visitas inesperadas passaram pelo Supermercado Maciel ontem a tarde. Um enxame de abelhas-europa começou a formar uma colmeia na marquise do estabelecimento comercial.

\r\n\r\n\r\n

Enxame assusta pedestres e demais funcionários do supermercado
\r\n

\r\n

Os funcionários e o proprietário da loja ficaram assustados com o enxame de abelhas que apareceu de repente indo na direção do supermercado. Alguns deles contaram que por volta das 14hs, sem mais nem menos, eles começaram a perceber que um número grande de bichos voavam no sentido do mercado. O volume foi aumentando e quando eles perceberam, uma colmeia estava sendo formada em cima de suas cabeças praticamente. Josias, o dono do estabelecimento, disse ao nosso site que chamou um empresário da cidade que tem costume de criar abelhas, no intuito de que ele pudesse retirar sem ferir as abelhas e sem pôr em risco nenhuma pessoa que passasse pelo local.

\r\n

Motivos

\r\n

Segundo o empresário do ramo de bicicletas da cidade de Una, o senhor Duda Bike, esse fato curioso é normal nesse período, geralmente, segundo ele, no início da primavera, as abelhas procuram outros lugares para fazerem suas colmeias. E nesse caso, em específico, elas não se fixaram, ensaiaram o início de uma colmeia, mas hoje mesmo já não estavam no local. Ele ainda chegou a retirar algumas de lá. Segundo o Atitude em Una apurou, esse comportamento é realmente comum nesse período e vai até o início do verão. É assim que aparecem novas candidatas à rainha nas colmeias. Elas se desenvolvem na fase de pupa, e, a rainha não recebe mais geleia real como alimento, assim ela pára de desovar e a barriga começa a diminuir. Até o momento em que ela deixa o ninho para uma nova rainha, levando consigo as operárias para construir outro ninho.

\r\n

Ainda, segundo Duda, mais fatos assim podem ocorrer na cidade nesse período. “Devido as temperaturas e dias limpos, mais abelhas podem se mudar, realizando colmeias em outros lugares, e pode passar o que aconteceu ontem no supermercado. É bastante normal“, afirmou o comerciante.

\r\n

Apesar de serem inofensivas, picadas de abelhas podem levar a morte

\r\n

As consequências das picadas (ferroadas) de abelhas dependem da quantidade delas, do local atingido, de a vítima ser ou não alérgica e do tipo de abelhas. Um adulto normalmente pode tolerar até mais de mil picadas de abelhas, enquanto quinhentas poderão matar uma criança. No entanto, em pessoas alérgicas, uma única picada. As abelhas-europa (Apis mellifera) são abelhas sociais, de origem européia, cujas obreiras medem de 12 mm a 13 mm de comprimento e apresentam pelos do tórax mais escuros. Diferente das suas irmãs, as africanas, que atacam em número maior e em apenas 30 segundos são capazes de injetar oito vezes mais toxinas em suas pobres vítimas. As europeias são muito mais mansas e fáceis de domesticar. A abelha comum ocidental é originária da Ásia e da Europa e foi introduzida na América por ingleses e espanhóis. Vive em colônias permanentes, formadas por uma «rainha» ou «abelha-mestra» (no máximo, e excepcionalmente, duas), obreiras (entre 10 mil e 15 mil) e entre 500 e 1.500 zangões, que são os machos. As fêmeas diferenciam-se dos zangãos (machos) por possuírem ferrão.

\r\n

\r\n

\r\n

\r\n

Confiram o vídeo:

\r\n

\r\n

\r\n 


Comentários fechados.