UNA: Caminhão para exames de rastreamento do câncer de mama já está na cidade

Caminha se instalando em frente ao Centro de Saúde de Una – Foto: Fábio Barreto
\r\n\r\n
Equipe da prefeitura dando suporte ao programa estadual – Programa funciona com regime de parceria entre poder público municipal e estadual
\r\n

Ontem (17) pela tarde, o caminhão do programa estadual de rastreamento do câncer de mama chegou na cidade de Una. O veículo foi montado em frente ao centro de saúde na Avenida Getúlio Vargas, A equipe de de coordenação de desenvolvimento urbano esteve pelo local ajudando em toda a preparação.

\r\n

O mutirão irá começar amanhã (19) e permanecerá na cidade até o dia 26 de setembro. Neste período, as equipes técnicas e especializadas estarão realizando mamografias em mulheres de 50 a 69 anos de idade.

\r\n

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Gleiciane Birschner, a meta é realizar exames de mamografias em 1.240 mulheres do município, um número que corresponde a 100% do público alvo apontado pelo programa.

\r\n\r\n

\r\n

Vale ressaltar que o programa é voltado exclusivamente para mulheres com idade entre 50 e 69 anos de idade, que estão a mais de um ano sem realizar mamografia. As pacientes devem procurar a unidade de saúde mais próxima munidas de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço para realizar o agendamento.

\r\n

\r\n

\r\n

\r\n

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. O programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

\r\n


Comentários fechados.