UNA: 8ª Conferência Municipal de Assistência Social marcou etapa de discussões na cidade

Por Di Rusciolelli

Fotos: Jairo Soares

Com a finalidade de avaliar a política da assistência social e deliberar diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o

Palestrante Eduardo

Sistema Único de Assistência Social (Suas), foi realizado nesta quinta-feira, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social de Una, com o tema Garantias de Direitos no Fortalecimento do Suas.

O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e pela Secretaria de Desenvolvimento Social e se deu no plenário da Câmara de Vereadores da cidade.

Foram discutidas propostas para elaborar políticas públicas de assistência social que possam melhorar o atendimento a população como um todo. E essas conferências acontecem. a nível federal, a cada dois anos e tem o objetivo de analisar e avaliar, localmente, as diretrizes para a gestão e financiamento do SUAS, bem como discutir e propor melhorias no sistema para qualificar essas políticas públicas.

A secretária de Desenvolvimento Social de Una – Jaqueline Barone e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – Santinha da Silva Batista

O regimento interno da Conferência Municipal  foi lido e após a cerimônia de abertura que contou com secretários de governo, houve uma palestra ministrada pelo coordenador da proteção social especial  na secretaria de assistência social de Ibicarai, que é formado em Serviço Social, Eduardo João de Araújo Santos. Após a explanação do palestrante o público foi dividido em quatro eixos para o debate e desenvolvimento de propostas de políticas públicas. As sugestões serão encaminhadas à Conferência Estadual. Também foram definidos duas delegadas, sendo uma agente governamental e a outra não governamentais, para representar Una na etapa estadual, programada para outubro. A assistente social Rosibel Santos Pinto e a presidente da Associação do Maruim, Edileusa Santos Silva foram as delegadas eleitas.

A secretária de desenvolvimento social, Jaqueline Barone,  foi uma das secretárias presentes ao evento e participou ativamente dos debates e acrescentando ideias para fortalecer as políticas sociais do município. Jaque, como é mais conhecida na cidade, disse ao site Atitude em Una que essa é uma das formas da prefeitura consultar a sociedade para traçar diretrizes de governo que possam mudar a vida das pessoas, “é desse jeito que conseguiremos montar um grupo coeso no trabalho prazeroso de servir a comunidade”, finalizou a secretária.

A 8°Conferência Municipal de Assistência Social foi considerada um sucesso e reuniu diversos segmentos da sociedade para discutir as ações sociais da cidade, com isso, se pode lutar para reduzir as desigualdades e o abismo social em que vivem milhares de pessoas na cidade.

Mais fotos abaixo:


Comentários fechados.