Tiago e Nildo visitam município 1º lugar no ranking de melhor Educação da Bahia

 

IMG-20161104-WA0016

O prefeito eleito de Una, Tiago de Dejair, está empenhado para que seu governo proporcione um salto de qualidade no ensino público e valorize o papel dos trabalhadores da Educação da rede municipal. Nesse sentido, o jovem gestor iniciou uma jornada de visitas para conhecer experiências de sucesso na área da Educação. Nesta quinta (03) e sexta-feira (04), Tiago e uma comitiva de Una visitaram o município de Licínio de Almeida, que ocupa o primeiro lugar no ranking baiano no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Ele foi acompanhado do seu vice Nildo Som, que é professor de carreira, do ex-prefeito Dejair, além do vereador Professor Jorge, dirigente da APLB Sindicato, e do jornalista Gusmão Neto, que já colaborou com a qualificação da Educação em Licínio de Almeida e intermediou a visita.

IMG-20161104-WA0018

Distante dos centros econômicos, com uma arrecadação modesta, além sofrer com a estiagem, a cidade de Licínio é um verdadeiro exemplo de que mesmo diante de dificuldades é sim possível garantir uma educação de alto nível no setor público. Por vários anos consecutivos, o município obteve as maiores notas do IDEB e virou referência nacional.

Primeiro Tiago e sua comitiva tiveram uma audiência com o prefeito local Alan Lacerda Leite e a secretária municipal de Educação, Carla Michele, que fizeram uma exposição contando algumas ações implementadas para alcançar esses resultados que superam as metas do MEC e deram a Licínio o status de “Melhor Educação da Bahia”. Para se ter uma ideia, em Licínio não existe mais escola particular. A última unidade privada fechou por falta de alunos, uma vez que os colégios públicos são suficientes para um aprendizado de alto nível.

Tiago também fez inspeções em duas escolas campeãs do IDEB, a Escola Municipal Pingo de Gente, que é a melhor do estado no segmento do Ensino Fundamental 1, com a surpreendente nota de 7,1 no índice, além do Colégio Municipal Padre Anchieta, localizado na zona rural e é o melhor da Bahia no Fundamental 2, com nota 6,2. A meta da cidade agora é estar entre as 10 melhores do Brasil.

“E o que mais impressiona é que o segredo do sucesso não tem nada a ver com estrutura física. As escolas funcionam em prédios comuns, com boas condições estruturais, mas sem obras faraônicas. O que fez o município alcançar esse nível é justamente por conta de um modelo pedagógico moderno que prioriza a capacitação dos Educadores, o acompanhamento minucioso de cada estudante, e atua em total sintonia entre a Escola e o governo. Estamos muito satisfeitos com a visita, foi um verdadeiro aprendizado. Os professores são muito comprometidos, eles dão a vida pelo ensino. Além disso, o prefeito Alan Lacerda é um grande exemplo de líder, que decidiu apostar todas as fichas na Educação. São experiências como esta que devemos tomar como referência para que nosso município de Una também melhore a qualidade do ensino público para os alunos e eleve a auto-estima do professor”, declara Tiago durante entrevista ao apresentador Marcelo Júnior, também um amante da Educação, na rádio Estação FM, em Licínio.


One Response to “Tiago e Nildo visitam município 1º lugar no ranking de melhor Educação da Bahia”

  1. Kellsie

    Whoever wrote this, you know how to make a good aretcli.

Comentários fechados.