UNA: Puxada do Mastro de São Sebastião reúne centenas de pessoas

Alegria, beleza, tradição e religião. Tudo junto em mais um festejo popular unense

Percusso do Rio Doce – Comunidade realizando a tradicional puxada do mastro – Fotos e Vídeo Di Rusciolelli

Mais um ano e nativos do Outeiro, Rio Doce, Comandatuba e comunidade unense realizam a tradicional Puxada do Mastro, como forma de iniciar os festejos a São Sebastião.

A programação começou cedo quando nativos religiosos realizam a tirada do tronco de madeira de Mata Atlântica, na região do Rio Doce. Assim o verdadeiro arrastão de alegria, fé e misticismo segue em romaria até o distrito de Comandatuba. Com diversas paradas, o percurso se faz longo, mas divertido. Em cada local que param, os participantes realizam sambas de roda, cantigas diferenciadas ao som, que muitas vezes é tocado por eles mesmos, e havia a charanga dos Unergéticos.

Quando o cortejo chegou até Comandatuba eles descascaram todo o “Pau de Sebastião”, arrearam o mesmo próximo a praça em frente ao cemitério da localidade e quase em frente a casa do nativo mais velho do Distrito, e se “bobear”, um dos moradores mais antigos de Una, o senhor Adonel, ele tem, segundo registros, 100 anos, mas todos afirmam que é mais de 106.

Tradição mantida

Com o “Pau de Bastião” arreado, todos comemoraram o tradicional ritual com queima de fogos, batuque, música, bebida e uma gostosa feijoada.

A Puxada do Mastro de Comandatuba é considerada uma das principais festas populares do município unense. São Sebastião é o Santo padroeiro de Comandatuba.

Pracinha da Igreja de São Sebastião – Local foi reformado e dado um estilo especial pelo paisagista da prefeitura, Pietro Rossini

Além dos nativos e gente de Una, o evento contou com a alegria e disposição do prefeito Tiago de Dejair, e o vice prefeito Nildo Som

Repetindo a dose de anos anteriores, Tiago e Nildo, além de diversas pessoas de Una, estiveram presentes no evento. O prefeito da cidade se juntou ao pessoal para tocar cavaquinho e o vice estava com a tradicional alegria de sempre pulando e dançando com o povo.

Tiago disse ao Atitude em Una que são momentos assim que dão gosto, “Quando estou no meio do povo, me divertindo com eles, consigo sempre me conectar mais com a cidade. E está mais uma vez aqui na Puxada do Mastro, não tem preço. A segunda oportunidade como prefeito, mas já nem consigo contar das vezes que participei. Sou católico praticante, amo as tradições de minha religião”, disse o jovem prefeito logo depois de deixar o cavaquinho com um de seus amigos.

Já o vice prefeito, Nildo, disse que a alegria se renova a cada ano, e que ele se sente muito feliz por sempre poder contribuir com esse evento. “Mais um ano que se passa e eu, minha família e amigos estamos aqui realizando essa linda festa. Independente da situação que estou, está ao lado das pessoas e ver essa felicidade, sempre é melhor para mim. Isso que me motiva sempre“, finalizou Nildo.

Vejam um vídeo com diversas partes da festa:

 

Fotos da Puxada do Mastro de São Sebastião – Galeria 1

Fotos da Puxada do Mastro de São Sebastião – Galeria 2

Fotos da Puxada do Mastro de São Sebastião – Galeria 3

Fotos da Puxada do Mastro de São Sebastião – Galeria 4

Fotos da Puxada do Mastro de São Sebastião – Galeria 5


Comentários fechados.