Programa de Rastreamento do Câncer de Mama estará em Una de 19 a 26 de setembro

Enviado pela ASCOM da PMU
O caminhão do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama estará em Una de 19 a 26 de setembro, na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Centro de Saúde do município. Equipes técnicas e especializadas utilizarão a estrutura de alta tecnologia para realizar mamografias em mulheres de 50 a 69 anos de idade. O programa visa a prevenção, detecção e o tratamento do câncer de mama. Ao todo serão realizados exames de mamografias em 1.240 mulheres do município, número que corresponde a 100% do público alvo apontado pelo programa.
 
Para garantir o cumprimento das metas, as equipes técnicas de saúde de Una e os agentes comunitários foram capacitados. A secretária municipal de Saúde, Gleiciane Birschnner Hora, destaca que uma verdadeira força-tarefa está sendo realizada para alcançar o público-alvo. “As equipes estão percorrendo todo o município em busca das mulheres que estão fora da cobertura dos programas de Saúde da Família. Nós precisamos fazer esse diagnóstico e para atingir a meta é importante o envolvimento de todos, das igrejas, da Câmara de Vereadores e sociedade civil organizada”, afirma.
 
Vale ressaltar que o programa é voltado exclusivamente para mulheres com idade entre 50 e 69 anos de idade, que estão a mais de um ano sem realizar mamografia. As pacientes devem procurar a unidade de saúde mais próxima munidas de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço para realizar o agendamento.
 
Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. O programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Comentários fechados.