Prefeitura de Una realiza a 5ª Conferência Municipal de Saúde

Quadra do Colégio Municipal Anísio Teixeira recebeu um número considerável de participantes para debater novos caminhos para o SUS – Foto: Di Rusciolelli
Foto: Jairo Soares

A Secretaria Municipal de saúde de Una realizou na últimoa sexta (01/09) a 5ª Conferência Municipal de Saúde. Com o intuito de fortalecer o Sistema Único de Saúde – SUS. Com o tema: “Fortalecimento do SUS como direito à proteção e promoção da Saúde do Povo Brasileiro”. O objetivo foi ouvir, debater e discutir com a população, profissionais da área e autoridades a situação do Sistema Único de Saúde e encontrar mecanismos de melhoria do serviço.

O evento contou com a participação efetiva da comunidade, do conselho municipal de saúde representando os segmentos da sociedade e dos funcionários do setor (PSF’s, Hospital, Secretaria de Saúde, Agentes de Endemias e Saúde, e diversos funcionários ligados à programas da área da saúde e outras secretarias). Além de personalidades importantes como palestrantes do dia, como Soraya Santiago que é enfermeira, doutoranda em saúde pública e professora da UESC.

O vice-prefeito de Una, Nildo Som, abriu a o dia agradecendo a todos e justificando a ausência do prefeito Tiago, que se encontra em licença paternidade e acompanhou ontem o nascimento de seu segundo filho. Nildo disse que momentos como esses são importantes para ajudar no desenvolvimento dos trabalhos e que a população ganha o poder participar na construção de um SUS mais forte e eficiente.

Secretária Gleiciane (com o microfone) disse que Una ganhou muito com a realização da conferência – Foto: Jairo Joares

Além do vice prefeito, estiveram presentes no evento os vereadores Mann Berbert e Soninha Gusmão, além dos secretários de governo Oberval Berbert e  Gusmão Neto. A Secretaria anfitriã do evento compareceu em massa no evento com a presença efetiva do coordenador de saúde básica da cidade E presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Oliveira e a secretária de saúde Gleiciane Birschner Hora, que defendeu a participação  de todos para que seja possível garantir um SUS com mais qualidade, com menos filas, com mais dignidade para o cidadão, com menos espera, e mais humanizado. “Nós que sonhamos com um SUS mais acolhedor e com menos filas de espera devemos dar a contribuição para ajudar a fortalecer nosso sistema de saúde. Assim conseguiremos estender os serviços de saúde, podendo então, servir melhor o nosso povo“, afirmou a secretária.


Comentários fechados.