NASCE O MAIS NOVO BLOG DE UNA


Agora sim, um blog sem comprometimentos, tão pouco receios e com total transparência, afim de mostrar fatos e acontecimentos dessa cidade extraordinária que é Una.

“A 18 de setembro de 1809, a Fazenda São José (antiga sesmaria), concedida a Maria Clementina Henriqueta pela rainha de Portugal Dona Maria, foi arrematada por Manoel de Souza. Começou, daí, a chegada de colonos alemães, austríacos e poloneses, formando-se, assim, com o nome de Una, posteriormente tragada pelo mar. Seus habitantes foram, então, obrigados a mudarem-se para um local mais seguro, distante quatro milhas, ao qual denominaram novamente de Una.
“A 21 de julho de 1890, esse povoado foi elevado à categoria de distrito do município de Canavieiras e Freguesia de Santo Antonio da Barra.

“Em 2 de agosto de 1890, houve o primeiro desmembramento do município de Canavieiras, com a criação do município de Una, sediado no local denominado Pedras (hoje povoado do mesmo nome). Por ter o desmembramento ocorrido sem a devida delimitação de terras do novo município, houve uma reanexação.“A lei estadual número 1.326 de 23 de agosto de 1923, proclamou a supressão e a transferência da sede do distrito para o povoado de Cachoerinha e somente a 2 de agosto do ano seguinte, a lei estadual número 1.718 restaurou o município com sede na Vila de Cachoeirinha.

“A 1º de janeiro de 1939, a Vila Cachoeirinha foi elevada à categoria de cidade, com a denominação de Una, cuja composição administrativa é constituída de três distritos: o da sede (cidade de Una), o de Arataca e o de Itatingui (ex-Pratas).

“Atualmente Una conta também com um núcleo Colônia (PIC-Una) e alguns outros povoados como, Pedras, Comandatuba, Oiteiro, Vila Brasil, Vila São João e Vila Jequié”. Hoje, Arataca está emancipado, incorporando os povoados de Itatingui e Anuri.

(Texto extraído da publicação em três volumes, CIDADES DO CACAU, da CEPLAC, Ilhéus, Bahia, 1982)

4 Responses to “NASCE O MAIS NOVO BLOG DE UNA”

  1. Anônimo

    não podemos esquece de colonia

  2. Di Rusciolelli

    Com certeza que não podemos esquecer de Colônia,bem como de nenhum outro distrito. as vezes as críticas dizem mais o nome Una, mas de um modo geral a cidade está abandonada

  3. Di Rusciolelli

    Eu estou reunindo algumas coisas nos distritos e logo estarei postando..

  4. Anônimo

    Di Rusciolelli,
    É preciso divulgar q o Prefeito de Una, será julgado dia 04/08/2011, no Tribunal de justiça da Bahia, por PEDOFILIA.
    QUE VERGONHA PARA UM REPRESENTANTE DO POVO!

Comentários fechados.