Mulheres de 50 a 69 anos podem realizar mamografia gratuita até o dia 26 de setembro

Prefeito Tiago fala sobre a importância desses dias para a saúde das mulheres de Una – Foto: Jairo Soares
\r\n

\r\n\r\n\r\n

Atendimento irá até o dia 26/09 – Foto: Jairo Soares
\r\n

Dezenas de mulheres participaram ontem, terça-feira (19) do primeiro dia de atendimento do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama em Una. A abertura oficial foi realizada pelo prefeito, Tiago de Dejair, o vice-prefeito Nildo Som, pela secretária municipal da Saúde, Gleiciane Birshcner, demais secretários municipais e outras autoridades. Além de realizar o exame de mamografia, as pacientes assistiram a palestras educativas sobre o câncer de mama e realizaram exercícios de alongamento realizados pelos profissionais de saúde do município.

\r\n

\r\n

O caminhão ficará estacionado na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Centro de Saúde do município até o dia 26 de setembro. Equipes técnicas e especializadas utilizarão a estrutura de alta tecnologia para realizar mamografias em mulheres de 50 a 69 anos de idade. O programa visa à prevenção, detecção e o tratamento do câncer de mama. Ao todo serão realizados exames de mamografias em 1.240 mulheres do município, número que corresponde a 100% do público alvo apontado pelo programa.

\r\n

\r\n

A secretária Gleiciane Birshcner destacou que apesar de o câncer de mama ser uma das maiores causas de morte no mundo, a doença tem cura. “O câncer de mama tem cura, mas o diagnóstico precoce é fundamental. Por isso faço um apelo para que toda a nossa população se mobilize para que todas as mulheres do nosso município na faixa etária atendida pelo programa, de 50 a 69 anos, realizem o exame”, reforçou.

\r\n

 

\r\n

Já o prefeito Tiago de Dejair ressaltou que a vinda do programa para Una reafirma o compromisso da gestão com a saúde e a qualidade de vida da população. “Esta é mais uma iniciativa que demonstra o empenho da nossa gestão com a saúde pública. É uma grande conquista para nossa cidade receber as ações do programa e nós continuaremos trabalhando sem medir esforços para melhor o atendimento de saúde do nosso município, bem como na busca de programas e projetos que reforcem o nosso trabalho”, comemorou.

\r\n

\r\n

O programa é voltado exclusivamente para mulheres com idade entre 50 e 69 anos de idade, que estão há mais de um ano sem realizar mamografia. As pacientes devem procurar a unidade de saúde mais próxima munidas de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço para realizar o agendamento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. O programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

\r\n

\r\n\r\n\r\n

Pela tarde o atendimento aconteceu normalmente e com muita gente – Foto: Di Rusciolelli


Comentários fechados.