Livros perdidos, prédio abandonado – Retrato do descaso com a educação em Una

20161008_152833
A educação em Una pede socorro. Foto Di Rusciolelli

O atual governo que fechou mais de 20 escolas na cidade de Una, deixa mais um descaso no seu final. A escola municipal Liberalino Barbosa Souto, no Alto da Torre, que foi fechada há quase dois anos pela prefeita Diane Brito e a secretária de educação Leninha Cavalcante, está se deteriorando. A escola que funcionava com seis salas de aula, foi fechada após o incidente que ocorreu do muro do fundo cair sobre uma casa vizinha e quase matar uma criança, em janeiro de 2015 (revejam aqui essa matéria).

Nosso site adentrou ontem nas intermediações da escola, pois o portão da frente está aberto, aliás, quebrado, o portão que dá acesso a escola, já dentro do prédio, também está quebrado e o prédio está entregue. Segundo vizinhos da escola o local é utilizado por usuários de drogas e até casais apaixonados o utilizam como motel. A quadra, pelo menos isso, é utilizada por adolescentes e jovens para jogar bola.

Tudo na escola está perdido, desde pias, lâmpadas, portas, vidros, janelas, telhas, enfim, tudo. O prédio está sendo invadido pelo mato, e o pior de tudo, com as fortes chuvas, o telhado ficou cheio de buracos e chove mais dentro do que fora. Nosso site teve acesso as salas que foram fechadas que davam acesso ao antigo laboratório de informática, onde encontramos diversos livros que se perderam e material para o estudo da matéria. Além de também, o que nos deixou mais tristes, tivemos acesso a antiga biblioteca da escolinha, e lá vimos centenas de livros que se perderam por causa da chuva, no chão, nas prateleiras, enfim, um verdadeiro descaso e falta de comprometimento com a educação. Ao invés de crianças estarem estudando com os livros, os mesmos se perderam devido a inércia do atual governo.

As fotos abaixo em galeria foram retiradas de uma postagem de um funcionário público municipal em seu perfil no facebook:

Entrada da escola
Entrada da escola – foto Di Rusciolelli

Confiram o vídeo abaixo e as fotos. Esperamos que com a denúncia a secretaria de educação possa tomar alguma providência, já que não há mais tempo hábil para se funcionar a escola, ao menos retire os livros de lá, feche a parte do portão interno e deixe pelo menos a quadra para os meninos brincarem.

Confiram no vídeo abaixo um dos maiores descasos com a educação pública municipal::


Comentários fechados.