Vídeo: Ilhéus e região ganham Hospital Regional do Cacau

A cidade de Ilhéus e toda região ganham mais um investimento. O Hospital do Cacau funcionará já dia 17

Quem vier visitar Ilhéus a partir de agora já verá, além das belezas naturais, das histórias de Jorge Amado, e todo o charme do segundo destino turístico da Bahia, irá encontrar um hospital de primeiro mundo. Assim resumiu o governador Rui Costa o novíssimo Hospital Regional Costa do Cacau. O Hospital Regional do Cacau foi inaugurado na tarde de ontem (15) pelo governador, diversas autoridades políticas da Bahia e o povo da cidade de Ilhéus e circunvizinhas.

hospital do cacau
Inauguração do Hospital – Foto Di Rusciolelli

Segundo o governo do estado, foram investidos R$ 126 milhões de reais na obra, que começou a ser construída em 2015 (revejam aqui). Ainda, segundo o governo do estado, o novo hospital deverá beneficiar 1,7 milhão de pessoas da região sul da Bahia, pois além de Ilhéus, diversos municípios da região serão atendidos na unidade de saúde.

Funcionamento e fotos da cerimônia

O Atitude em Una esteve na inauguração e conferiu os números e serviços que serão ofertados. São 225 leitos, sendo 30 de Terapia Intensiva (UTI). Só em profissionais que já começam a trabalhar no próximo domingo (17), no Mutirão das Cirurgias,são mais de 500 colaboradores. Os serviços que serão prestados são de média e alta complexidade ambulatorial, de diagnose e terapêutica e internação hospitalar, envolvendo as especialidades clínica (geral, cardiologia, saúde mental e neurologia) e cirúrgica (geral, ortopedia, neurocirurgia e cardiovascular). O Hospital Regional do Cacau é o primeiro do interior a oferecer cirurgia cardíaca.

Funcionado a pleno vapor já neste domingo, serão realizadas pelo menos 600 cirurgias eletivas no Mutirão das Cirurgias. O mutirão atenderá pessoas de diversas cidades da região. Inclusive a cidade de Una. Segundo o governador Rui Costa, os mutirões são para conseguir zerar a fila de cirurgias da Bahia.

Imagens exclusivas em um passeio dentro do Hospital Regional do Cacau

Importância da Obra

Na opinião do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, essa inauguração representa “uma nova era para a região. Lutamos muito por isso e quem é a verdadeira vencedora é a população, que merece um atendimento digno, de qualidade e segurança”.

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, disse que sempre prometeram um hospital para a região, e que Rui Costa foi o único que cumpriu.

Já o vice governador, João Leão comparou as recentes obras do governo do estado como uma teia de aranha, pois segundo ele, a saúde está sendo interligada e em várias cidades já se vê as ações do governo.

Também presente no evento, o ex-governador da Bahia e pré candidato ao senado, Jaques Wagner, disse que Rui sedimenta as ações na saúde, com as policlínicas e com esse hospital, que ele classifico como de “primeiro mundo”. “A imagem fala mais que qualquer palavra. O povo da região nunca viu uma obra assim. Rui faz obra para inaugurar.” O petista também disse que o governo Temer é mesquinho, junto com a oposição do governador Rui Costa, pois, segundo ele, estão travando um dinheiro que seria investido pelo governador na melhoria de vida dos baianos.

Una também será beneficiada

O prefeito de Una, Tiago de Dejair, disse que ontem foi um dia muito importante para a região. Que não é só Ilhéus que está ganhando, mas sim toda região. Ele fez questão de frisar ao Atitude em Una que já no domingo, a regulação de exames de Una já irá mandar diversos pacientes para o Mutirão das Cirurgias que haverá no Hospital Regional do Cacau.

 

Entrevistas exclusivas em vídeo

Vejam abaixo entrevistas com o vice governador João Leão e Jaques Wagner, exclusivas em vídeo para o Atitude em Una:

João Leão em vídeo exclusivo para o Atitude em Una:

Jaques Wagner fala da importância da obra e chama oposição de Rui de “mesquinhos”:


Comentários fechados.