Bolsa Família: Termina na próxima semana prazo para municípios prestarem contas do recurso IGD

Termina no dia 30 de setembro (sábado) o prazo para Estados e municípios lançarem, no SuasWeb, a prestação de contas dos recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD-PBF), referente a 2016, aos respectivos Conselhos de Assistência Social.

\r\n

Anualmente, os Estados e municípios devem apresentar aos seus respectivos Conselhos de Assistência Social a prestação de contas dos gastos efetuados. Após esse procedimento, devem ainda acessar o SuasWeb e informar ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) sobre o detalhamento de gastos.

\r\n

A menos de 10 dias do término do prazo, apenas 33,38% dos municípios informaram ao MDS ter apresentado aos conselhos as contas dos gastos feitos com os recursos do IGD-PBF em 2016. A maioria dos municípios a prestar contas, até o momento, está localizada nos Estados de Sergipe, Santa Catarina e São Paulo.

\r\n

Segundo o Ministério de Desenvolvimento Social, até o momento, apenas cinco Estados informaram a respeito dos gastos: Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

\r\n

Prestação de Contas do Recurso IGD da cidade de Una

\r\n

O site Atitude em Una entrou em contato hoje pela tarde com o secretário de desenvolvimento social, Rodrigo Caliman, e ele informou que a cidade já prestou contas do recurso IGD referente ao ano passado, desde o início do ano. Segundo Rodrigo, a cada ano a prefeitura deve repassar os gastos do ano que antecede o que está em curso. No caso, a nova administração da secretaria, repassou a prestação de contas referente ao ano de 2016. E ano que vem, o município terá que prestar contas do ano de 2017.

\r\n

É de suma importância ficarmos atentos a essas datas. Nós já repassamos a prestação de contas de 2016 para o ministério, se assim não fizéssemos, os recursos estariam bloqueados. E isso implica em diversos serviços que deixamos de prestar para nossa comunidade. Vale lembrar que o IGD tem a finalidade de apoiar as ações voltadas à gestão e execução do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único“, afirmou  Rodrigo por telefone.

\r\n

Mais informações sobre o Bolsa Família em Una acessem o site Ipolítica clicando no link: http://ipolitica.blog.br/una-programa-insere-r-30-mil-mensais-na-economia-local/  


Comentários fechados.