Atenção Una: Tem dinheiro falso na praça

Comerciantes denunciam que tem dinheiro falso na praça. Unenses devem ficar espertos.

Agora pela noite o site parceiro, Una News, divulgou uma notícia preocupante. Um dos comerciantes locais fez uma denúncia de que golpistas estão distribuindo notas falsas de dinheiro. O comerciante da avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade de Una, que preferiu não se identificar, levou um grande susto quando percebeu que foi enganado com uma nota falsa de R$ 50,00 no recebimento da venda de uma das suas mercadorias.

dinheiro falso na praça
Vejam nessa foto de Jorge Kita a nota falsa que se percebe o branco em destaque no rosto da Princesa Isabel

O comerciante, ainda faz um alerta, por que, segundo ele, de onde veio essa nota, pode vir mais, e é réplica bastante parecida com a original. “A falsificação é quase perfeita, só dar pra perceber porque o papel é um pouco mais grosso e a marca d’água muito branca” disse ele. Ele ainda afirmou que não consegue identificar quem passou a nota  falsa e disse que vai redobrar a atenção na hora que receber notas altas. “O comércio não tá essas coisas, tenho que pagar luz, água e aluguel, ainda tomar um prejuízo de cinquenta reais, com certeza vai fazer falta no momento de fechar as contas” lamentou o proprietário da loja.

Investir em equipamentos para identificar a fraude é uma solução que faz economizar

Para não serem pegos em pegadinhas que podem dar prejuízos ainda maiores, donos de comércio poderiam se precaver comprando objetos que possam identificar notas falsas. No mercado existem diversos aparelhos, desde simples lanternas, até máquinas mais sofisticadas para poder identificar se tem dinheiro falso na praça. Um aparelho comum e com preço acessível é um detector magnético que quando a nota verdadeira é exposta a lâmpada especial acende pequenos filetes que existem no papel moeda. Assim eles irão refletir e ficarão como estivessem brilhando e as notas falsas não possuem estes filetes, logo não irá acender nenhuma luz. 

Existem outros aparelhos, como lanternas mais sofisticadas que através da lâmpada ultravioleta(UV),  é possível detectar os filamentos,hologramas e outras inscrições que não são visíveis ao olho nu. Basta que a pessoa posicione ou passe a lanterna UV sobre as notas ou documentos e poderá visualizar os brilhos emitidos pelos filamentos e hologramas.

Detectores podem ser adquiridos aqui, aqui e aqui, há preços bem baratos, com certeza custam menos do que tomar um prejuízo como do comerciante supramencionado.

Falsificar dinheiro é crime e a pena pode chegar a 12 anos de prisão

Falsificar, fabricar ou alterar moeda metálica ou papel moeda de curso legal no país ou no estrangeiro é crime previsto no artigo 289 do Código Penal. A pena varia de três a 12 anos de prisão e multa. Estará sujeito à mesma pena quem importar ou exportar, adquirir, vender, trocar, ceder, emprestar, guardar ou introduzir na circulação moeda falsa. Mesmo tendo recebido de boa fé, comete crime, com pena prevista de seis meses a dois anos e multa, quem a recebe e a mantém em circulação, repassando a outros.

Os cidadãos também devem estar atentos às cédulas danificadas. Conforme a Lei 8.697/93, toda cédula que contiver marcas, rabiscos, símbolos, desenhos ou quaisquer caracteres estranhos, deve ser retirada de circulação.


Comentários fechados.