Agentes de Saúde de Una protestaram em apoio a PEC 22/2011 – Chamada PEC da dignidade

ACS e ACE de Una percorrem prédios públicos da cidade pela PEC da dignidade

 

O dia ontem foi de protesto na categoria dos Agentes de Saúde nacional. Diversos trabalhadores do Brasil se reuniram em suas cidades e as principais lideranças estavam em Brasília (até invadiram a Câmara, vejam aqui) protestando pelo que eles chamam de PEC da dignidade.

pec da dignidade
Agentes mostrando apoio a PEC da dignidade em frente a Câmara de Vereadores de Una – Foto: Di Rusciolelli

 

A chamada PEC da dignidade é proposta de emenda constitucional 22 de 2011. Ela foi aprovada pela comissão especial da Câmara em agosto desse ano. Dentre muitos fatores que ela irá mudar, um dos principais diz respeito ao aumento do piso salarial de R$ 1.600 para jornada de 40 horas semanais.  Essa PEC também irá regulamentar a profissão de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. A proposta irá definir níveis de qualificação, jornada e condições de trabalho dos ACS’s e ACE’s.

Além disso a PEC da dignidade acrescenta parágrafos ao art. 198 da Constituição Federal, que dispõem sobre a responsabilidade financeira da União, na política remuneratória e na valorização dos profissionais que exercem atividades de ACS e de ACE.

Os agentes de saúde e combate a endemias em Una seguiram as diretrizes orquestrada pela presidência  da Conacs (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde), que decretou ontem, dia 5, seria o  dia D para aprovação da PEC 22 e o PL 6437. E por isso, elaboraram estratégias para mostrar a força da categoria em todo país.

A Conacs decidiu que aqueles agentes que não pudessem estar presentes em Brasília, deveriam mobilizar suas bases nos municípios e paralisarem as atividades.

Os agentes em Una fizeram faixas e percorreram os prédios públicos da cidade.

O site Atitude em Una esteve com eles na Câmara de Vereadores, acontecia a sessão ordinária na Casa ontem. Lá eles mostraram suas demandas e também foram até o prédio da prefeitura. Conversando com alguns agentes, eles também se mostraram satisfeitos com a aprovação da PEC, que segundo eles também irá dar a segurança necessária. “Nós estamos com receio de que algum presidente tire nosso direito de sermos funcionários públicos. Nosso salário está defasado e nos faltam condições de segurança no nosso setor”, afirmou um deles.

As fotos abaixo foram retiradas do blog ACS Giltamar Ribeiro:

 

 


2 Responses to “Agentes de Saúde de Una protestaram em apoio a PEC 22/2011 – Chamada PEC da dignidade”


  1. Warning: strlen() expects parameter 1 to be string, object given in /home/atitu761/public_html/wp-includes/formatting.php on line 2891

    Ramon

    A classe merece! Somos lutadores e estamos sempre presentes e ao lado do povo.

    Responder

  2. Warning: strlen() expects parameter 1 to be string, object given in /home/atitu761/public_html/wp-includes/formatting.php on line 2891

    Ramon

    A classe mnovo piso já!

    Responder

Deixar um comentário