Morre aos 76 anos o físico inglês Stephen Hawking

Morre Stephen Hawking o “rei” da física

O físico e pesquisador Stephen William Hawking morreu nesta quarta-feira (14), aos 76 anos, informou um porta-voz da família.

Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942 em Oxford, na Inglaterra. Quando fez 8 anos de idade, se mudou para St. Albans, cidade localizada a cerca de 30 km de Londres, na Inglaterra.

Hawking tinha esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo, diagnosticada ele quando tinha 21 anos. Na época, médicos disseram que ele teria apenas mais dois anos de vida.

A doença o deixou preso em cadeira de rodas e incapaz de ter controle sobre , permitindo apenas que ele flexionasse os dedos e movimentasse os olhos, mas suas faculdades mentais ficaram intactas.

stephen morre

Ele era um dos mais conhecidos cientistas do mundo, estudou na University College, de Oxford, que também foi a faculdade de seu pai. Stephen queria estudar matemática, enquanto sua família o queria estudante de medicina. Como matemática não estava disponível na grade da universidade, ele escolheu física e se formou em 1962.

Três anos depois, o físico recebeu sua primeira premiação na classe licenciatura em Ciências Naturais – ao longo de sua carreira, recebeu 15 medalhas e prêmios. Ele saiu de Oxford e foi para Cambridge fazer uma pesquisa na área de cosmologia, já que não havia essa área na universidade em que estudava.

Atualmente ele era doutor em cosmologia. Foi professor de matemática na Universidade de Cambridge, onde era professor lucasiano emérito – mesmo cargo ocupado por grandes cientistas como Charles Babbage, Isaac Newton e Paul Dirac. Ele também exercia a função de diretor do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica da mesma universidade. Suas principais áreas de especialidade erão a cosmologia teórica e gravidade quântica.

Facebook Comments
Por favor, siga e compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial